Olá pessoal, gostaria de desabafar um pouco sobre esse livro, que amei tanto, em relação ao filme, que deixou a desejar.
Se você assistiu ao filme e não gostou, calma que eu vou explicar porque você deve SIM dar uma chance ao livro.
obs. CONTÉM PEQUENOS SPOILERS!!!
A primeira coisa que me chamou atenção logo no inicio do filme foi a ordem de apresentação dos fatos.
No livro você começa conhecendo Rachel e seus hábitos (Ir de trem para um trabalho não existente, observar a vida dos que moram em um lugar próximo à linha do trem- lugar onde ela mesma já morou- e principalmente, imaginar uma vida perfeita para aqueles que moram em uma casa especifica, aqueles os quais nomeou Jess e Jason.
Já no filme tudo começa no trem, como se tivessem cortado toda a introdução do mundo da Rachel e pulado logo para a parte em que ela vê Jess em uma situação anormal. E nisso tentam dar as explicações entre os pensamentos dela durante a viagem de trem, o que acaba confundindo as pessoas que não leram o livro e não estão familiarizadas com a personalidade de Rachel (imaginação fértil, alcoólatra,magoada por um homem - uma combinação nada boa pra alguém que não se lembra de muitas partes de sua vida devido aos buracos negros em sua memória causados pela bebida).
A história é narrada por três olhares femininos diferentes (Rachel, Anna e Megan)sendo que o de Rachel prevalece,o que felizmente o filme manteve, gosto de como a vida de cada uma está ligada a outra por uma rua, uma casa, um homem. Esse homem que no começo da trama se mostra preocupado e bom samaritano, se transforma num monstro! Não sei se é possível odiar tanto um personagem quanto odeio esse cara!!(desabafando, haha)
Não sei o motivo, mas no livro Rachel viajava para "trabalhar" em Londres e no filme resolveram ambientá-la em NY.
Enfim,depois de descobrir sobre o desaparecimento de Megan e acreditar que possuía informações importantes para ajudar na investigação, Rachel tenta ajudar Scott(marido de Megan)já que ela se identifica com a situação em que ele se encontra.
O filme não mostra algumas cenas, na minha visão, importantes entre Rachel e Scott (a romântica dentro de mim queria que eles ficassem juntos, mas acabou não acontecendo).
No geral, não achei o filme ruim. Acredito que Emily Blunt salva qualquer deslize da trama somente com sua interpretação maravilhosa como Rachel, mostrando altos e baixos de uma alcoólatra que se julga impotente, sem graça, amargurada e tudo isso por ter sido vítima de Gaslighting.
*Gaslighting ou gas-lighting é uma forma
de abuso psicológico no qual informações são distorcidas, seletivamente
omitidas para favorecer o abusador ou simplesmente inventadas com a
intenção de fazer a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e
sanidade.
Espero que tenham gostado dos meus comentários e opiniões sobre o livro e o filme. Foi o primeiro Thriller psicológico que li e simplesmente não consegui largar o livro. Pretendo ler Garota Exemplar em breve, já que as pessoas usaram muito como referência e comparação.
Vocês leram/assistiram A Garota no Trem ou Garota Exemplar?
Deixe nos comentários o que achou!!!