Subtítulo: A primeira aventura de Robert Langdon.
Autor: Dan Brown.
Páginas: 416 Ano: 2012 Nota: 4/5
Sinopse: Antes de decifrar O Código Da Vinci, Robert Langdon, o famoso professor de simbologia de Harvard, vive sua primeira aventura em Anjos e Demônios, quando tenta impedir que uma antiga sociedade secreta destrua a Cidade do Vaticano. Às vésperas do conclave que vai eleger o novo Papa, Langdon é chamado às pressas para analisar um misterioso símbolo marcado a fogo no peito de um físico assassinado em um grande centro de pesquisas na Suíça. Ele descobre indícios de algo inimaginável: a assinatura macabra no corpo da vítima - um ambigrama que pode ser lido tanto de cabeça para cima quanto de cabeça para baixo - é dos Illuminati, uma poderosa fraternidade considerada extinta há quatrocentos anos. A antiga sociedade ressurgiu disposta a levar a cabo a lendária vingança contra a Igreja Católica, seu inimigo mais odiado. De posse de uma nova arma devastadora, roubada do centro de pesquisas, ela ameaça explodir a Cidade do Vaticano e matar os quatro cardeais mais cotados para a sucessão papal. Correndo contra o tempo, Langdon voa para Roma junto com Vittoria Vetra, uma bela cientista italiana. Numa caçada frenética por criptas, igrejas e catedrais, os dois desvendam enigmas e seguem uma trilha que pode levar ao covil dos Illuminati - um refúgio secreto onde está a única esperança de salvação da Igreja.
fonte: skoob
Comentários:
Esse livro é o primeiro que leio do autor e antes vivia me questionando o por quê das pessoas amarem tanto suas histórias. Então me tornei uma de suas admiradoras logo nesse primeiro livro.
A leitura do livro é ao mesmo tempo leve e inteligente, mas por ser inteligente muitos julgam uma leitura difícil. Várias vezes precisei consultar algumas palavras no dicionário para entender melhor o que ele queria dizer. Dentre todos os livros que já li, esse é o mais intelectual e inteligente de todos, o mais bem bolado. Parece que foi completamente planejado e isso me admirou demais.
O livro conta a história de Robert Langdon, um professor que dedicou grande parte de sua vida estudando os Iluminates, uma "religião" que julgava extinta. Mas um fax e uma ligação acaba gerando dúvida quanto a essa extinção. Os Iluminates eram cientistas que não concordavam com a existência de Deus e parte dos integrantes foram mortos pela Igreja católica. E o que tudo indica, de acordo com os acontecimentos do livro, é que essa religião (não sei se religião é a palavra certa) voltou para destruir a cidade do Vaticano, onde estariam no momento todos os membros importantes da Igreja. Existe mais um acontecimento fundamental que é revelado desde o início do livro, porém não quero falar sobre, pois é um assunto muito interessante que é melhor ser lido por completo, a causa da primeira morte, que levou ao fax... a ligação... e toda a história.
Achei muito interessante o discurso do Camerlengo que está nas páginas 283, 284, 285, 286 e 287, que é o capítulo 94. Fala sobre Igreja X Ciência.
É um livro EXCELENTE. Dei 4 estrelas pois as vezes me cansava um pouco de ler o livro, não por ser cansativo, nem por ser chato. Apenas era diferente, e tive que dar um espacinho de tempo para absorver a história melhor.
É o primeiro livro que leio que ele inteirinho se passa em apenas UM DIA. Eu fiquei impressionada, sério. Tem que ser muito fera pra bolar uma coisa dessas e ainda com toda a excelência presente no livro. É DEMAIS.
Já me perguntaram se tem alguma ordem para ler os livros do Dan Brown, e eu acredito que não tenha. Porém estou lendo (bem mais ou menos) na ordem de lançamento, que é:
Fortaleza Digital - 1998
Anjos & Demonios - 2000
Ponto de Impacto - 2001
O Código da Vinci - 2003
O Símbolo Perdido - 2009
Inferno - 2013
Tem mais alguns livros dele além desses, o que traria a ordem:
1º-Fortaleza Digital-1998
2º-Anjos e Demônios-2000
3º-Ponto de Impacto-2001
4º-O Código Da Vinci-2003
5ºA Conspiração-2005
6º-Código Da Avinci (roteiro Ilustrado)-2006
7º-O Simbolo Perdido-2009
8º-Inferno-2013