Eu odiava ler. Odiava ler porque era obrigada a ler os livros de literatura muito chatos da escola. Aqueles livros que não prendem e não são nada interessantes pra quem está na quinta série. Alguns eu gostava; Alice no país das Maravilhas, As viagens de Guliver, Sonhos de uma noite de verão, As mil e uma noites, Romeu e Julieta. E foram esses que me fizeram tentar ler um livro fora da escola. Pena que não dei tanta sorte assim...

     O primeiro livro que peguei para ler foi "Crepúsculo" quando ainda estava na modinha, tinha saído o primeiro livro. Bom, não li nem mesmo dois capítulos e falei "Cruzes, que chato". Era super descritivo, cansativo e sinceramente quem nunca pegou um livro pra ler não pode começar por esse livro. Eu não consegui ler, achei muito chato e pensava "não gosto de ler, ler é muito chato, muito detalhado, eca!". Um belo equívoco! Dei o azar de o primeiro livro que peguei pra ler ser uma leitura mais agarrada, e por muito tempo julguei odiar leitura e que "é uma perda de tempo já que logo sai os filmes", sério, desse jeito. 

      Meu primo, é desde pequeno viciado em Harry Potter, e eu, sempre fui apaixonada nos filmes. Ele, certa vez, estava lendo os livros e eu falei "nossa, por que você não vai lá e assiste o DVD? Bem mais rápido." E ele falou que o filme não chegava aos pés dos livros. E eu saí pra brincar. E quando voltei ele ainda estava lá com a cara enfiada no livro. A minha madrinha chamou a gente pra jantar, e ele foi na frente e eu fiquei... O livro em cima da cama. Peguei pra dar uma espiadinha... que durou 1h! Naquele dia nem mesmo jantei, porque fiquei super entretida com o livro. (...)

      Harry Potter foi a chave secreta para o início de uma longa jornada de leituras. E ler não era chato. Ler não é perda de tempo. E o filme não é melhor. Foi preciso o livro certo pra me mostrar isso. Você não pode começar a querer pegar gosto por livro lendo, por exemplo, A Batalha do Apocalípse (Eduardo Spohr) que é um livro enorme e que traz muita informação de uma só vez. Você tem que começar com algo leve, menor e que desde o começo te desperte interesse. Meu namorado, ah coitado!, eu falo pra ele ler mil livros e de todos que eu dei na mão dele e falei: toma, lê, é legal. Ele só leu UM! Porque o agradou, e era uma leitura leve e uma história muito interessante. (Pra quem quer saber, o livro é HalfBad). Agora ele tá com um outro há meses e nem sai do lugar (Eu sou o Mensageiro). Desde que eu comecei esse blog, com resenhas e comentários, ele já tá começando a falar "sabe aquele livro lá? quero ler, parece legal". (YES, CONSEGUI!)
      Depois de Harry Potter eu li mais vários livros na biblioteca da escola, comecei com A Última Música, depois Um amor para recordar... E por aí foi. Confesso que já pegar Nicholas Sparks de cara foi um pouco complicado, eu dei uma travada em A Última Música, mas segui firme! Pegava livro emprestado com minha tia. Até que comprei meus primeiros livros Ps eu te amo, Uma curva no tempo, Um porto seguro, O guardião, A primeira vista, O casamento, O melhor de mim e li a maioria, e foi ai que já comecei a comprar antes de ler todos (mal sabia que isso ia acontecer até o fim dos tempos).
      Hoje tenho mais de 100 livros, mais de 100 livros lidos e quase uns 100 que quero ler. Compro livros até falando "chega, não posso mais, vou falir". Leio livros em apenas um dia, leio andando pela rua, levo livro quando vou viajar, quando vou na casa do namorado, quando vou na casa dos parentes, quando vou até em lugares que nem mesmo vou poder ler, ah mas ele tá aqui do meu ladinho... vai que dá! 
      Ler abre as portas para vários mundos, você conserta seus erros, você se enxerga melhor como pessoa, você tenta ser melhor, você quer ser melhor. Você se torna mais paciente, mais amigo, mais tudo. Um melhor filho, um melhor companheiro, melhor ouvinte. Você se depara com cada história que depois passa ver as coisas e as pessoas de uma maneira diferente: por que aquela é tão desagradável, o que será que já aconteceu pra ela? Será que ela precisa de alguém por perto? Será que alguém precisa ser capaz de passar por toda aquela tempestade que impede de que a gente se aproxime? 
Bom, já disse uma vez que eu leio absorvendo todas as coisas possíveis dos livros para que eu me torne melhor. E sem dúvidas olho pra trás e vejo todo o meu progresso; estou quase lá. 
Devo aos livros boa parte do que sou hoje.

2 Comentários

  1. Nossa, que coisa linda! ❤️
    Marina, me identifiquei demais com tudo que li! E também devo aos livros boa parte do que sou! Eles são meus amores, ler é amar! ❤️
    Beijos,
    parabéns por seu texto incrível!

    Winny.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Winny, muito obrigada! Fico muito feliz de, primeiro, você ter lido e, segundo, ter gostado!
      Beijos e volte sempre!
      Marina.

      Excluir

Like us on Facebook